A Festa junina, segundo historiadores, foi trazida ao Brasil por Portugal e outras nações europeias. E havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Relata-se, por exemplo, que a dança marcada veio da França. E aqui no Brasil se misturou com os aspectos culturais e regionais do povo local.
No Nordeste brasileiro, a festividade ganha um ar religioso de agradecimento, onde o povo agradece aos santos pelas chuvas na região.
O milho é grande astro da festa, principalmente por ser época de colheita, ele aparece em muitos pratos preparados para o evento. Bolo de milho, pamonha, canjica, pipoca, milho cozido, assado.
No Sul é muito comum encontrarmos nas festas juninas o tradicional pinhão, cozido ou assado e o mate. No Nordeste entram na lista a tapioca, vatapá e a queijadinha.
Mas no Brasil inteiro você vai encontrar: bola de fubá, pé-de-moleque, quentão (pra espantar o frio!!), doce de abóbora, doce de leite, batata doce, cachorro-quente, maçã do amor e o arroz doce. As comidas ficam em barracas que ficam ao alcance das mãos para serem consumidas entre uma dança e outra.
E quais as opções mais saudáveis na festa junina?
Opte sempre pelos alimentos in natura como milho e o pinhão. A Tapioca dependendo do recheio pode ser uma boa opção também. Evite doces e bebidas alcoólicas em excesso.
Comentários
Postar um comentário
Agradecemos sua visita!!
www.guiatudofesta.com.br